Glossário de naturologia: entendendo os conceitos de A a Z

Explore os principais conceitos da naturologia neste glossário. Ideal para quem busca conhecimento em práticas e terapias naturais.
Sumário

Explorar o universo da naturologia pode ser um verdadeiro desafio, especialmente ao navegar pela diversidade de práticas e conceitos. São diversos conceitos e cada termo carrega uma riqueza de conhecimento, história e práticas que moldam esta profissão.

Neste glossário, vamos desvendar os conceitos-chave de A a Z da naturologia, proporcionando um entendimento claro e conciso que enriquecerá sua jornada nesta área

Conceitos fundamentais de naturologia

Abaixo estão alguns dos conceitos mais comuns no universo na naturologia seguidos de uma breve explicação.

Acupuntura

A acupuntura é ma prática milenar da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas para estimular pontos específicos no corpo, equilibrando o fluxo de energia vital e promovendo a saúde e o bem-estar.

Antroposofia

Modelo de conhecimento tendo suas ideias e práticas majoritariamente interpretativas e subjetivas, sendo aceitas por aqueles que compartilham da perspectiva desenvolvida por Rudolf Steiner. 

Aromaterapia

Na aromaterapia, óleos essenciais extraídos de plantas medicinais são utilizados para melhorar o equilíbrio emocional e físico. É uma ferramenta valiosa na naturologia para harmonizar corpo, mente e emoções.

Ayurveda

Sistema de medicina tradicional baseado em conhecimentos da Índia, integra-se na naturologia com sua abordagem multidimensional de cura e tudo o que envolve o indivíduo (o que come, o que assiste, o que fala, o que pensa, em qual ambiente/contexto está inserido) englobando o conhecimento da vida. 

Cromoterapia

Utiliza-se das cores para influenciar o humor e a saúde física. Na naturologia, é uma prática integrativa e complementar que visa ajustar as energias do corpo e promover o bem-estar.

Espiritualidade

Conceito amplo e multifacetado que pode ter diferentes significados para pessoas e culturas. Não tem relação com religião e em termos gerais, a espiritualidade refere-se à busca de significado e propósito na vida, muitas vezes transcendendo as preocupações materiais e cotidianas. 

Fitoterapia

A fitoterapia envolve o uso terapêutico de plantas medicinais e extratos vegetais. Na naturologia, essa prática é essencial para tratar e prevenir doenças de maneira natural, levando em consideração aspectos científicos, bem como os saberes ancestrais envolvendo as plantas.

Fisiologia

Na naturologia, a fisiologia é estudada para compreender como as práticas naturais influenciam e interagem com o funcionamento do corpo humano, buscando promover a saúde integral.

Florais de Bach

Os Florais de Bach foram criados pelo Dr. Edward Bach. São essências florais usadas para equilibrar emoções. Na naturologia, eles são instrumentos para harmonizar a saúde física e emocional. 

Hidroterapia

É uma forma de terapia que utiliza a água como meio para promover a saúde, prevenir doenças e tratar diversas condições físicas. Também conhecida como Termalismo essa prática aproveita as propriedades terapêuticas da água, como a flutuação, a resistência e a temperatura, para beneficiar o corpo e a mente. Pode ser realizada em diversas formas, incluindo banhos (banhos termais, de mar, lagoa) piscinas terapêuticas, jatos de água direcionados, compressas, escalda-pés, entre outras.

Holístico

A abordagem holística, fundamental na naturologia, trata o indivíduo como um todo, considerando os aspectos físicos e emocionais para promover a saúde e o bem-estar.

No entanto, esse termo é pouco utilizado por naturólogos profissionais, ao mesmo tempo em que se popularizou entre profissionais sem formação a nível de graduação.

Recomenda-se utilizar o termo “multidimensional” para se referir à abordagem que trata do indivíduo de maneira completa.

Interagência em Naturologia

Interagência em naturologia refere-se à capacidade de combinar diferentes práticas e técnicas para um tratamento mais eficaz, direcionando e respeitando as individualidades do interagente. Empatia, vínculo e presença são elementos fundamentais que fazem parte desse processo.

Interagente

O termo interagente na naturologia descreve o papel ativo do indivíduo em seu processo de cura, enfatizando a importância da participação consciente nas práticas de saúde.

Devido a esse aspecto ativo no processo de cura, o termo “paciente” não costuma ser utilizado na naturologia, tampouco o termo “cliente”.

Iridologia

Estudo da íris do olho, é usado na naturologia como uma ferramenta diagnóstica para identificar desequilíbrios e predisposições a doenças e/ou condições em saúde.

Lian Gong

Tem como objetivo estimular a persistência no treino e exercício do corpo através de movimentos firmes e suaves que minimizam e eliminam a tensão muscular; dos ligamentos e tendões; melhora a postura física; estimula a percepção e integração sensorial; otimiza a coordenação motora, o equilíbrio e a consciência corporal; harmonizar o corpo e a mente; e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Baseia-se nos conhecimentos da medicina tradicional chinesa.

Massagem Sueca

A massagem sueca, conhecida por seus movimentos longos e deslizantes, é empregada na naturologia para aliviar tensões musculares e promover relaxamento e ativação da circulação sanguínea.

Massoterapia

Massoterapia na naturologia abrange uma variedade de técnicas de massagem usadas para tratar dores, estresse e desequilíbrios físicos, contribuindo para a saúde integral.

Meditação

É uma prática essencial na naturologia, promovendo relaxamento mental, clareza e autoconhecimento, auxiliando na manutenção do equilíbrio emocional e físico. 

Mindfulness

Mindfulness ou atenção plena, é a prática de estar conscientemente presente no momento. Na naturologia, ajuda na redução do estresse e na promoção do bem-estar emocional. Deriva da meditação, sendo uma das possibilidades de técnicas.

Multidimensional

O conceito de multidimensionalidade na naturologia refere-se à compreensão de que saúde e doença são influenciadas por múltiplos fatores, incluindo físicos, emocionais e espirituais. É comum ver o termo “holístico” ser utilizado por profissionais sem formação a nível de graduação para se referir a uma abordagem multidimensional.

O naturólogo é o profissional que possui formação em naturologia  e este faz parte da área da saúde, capaz de aplicar uma variedade de práticas integrativas e complementares visando promover a saúde e o bem-estar dos interagentes.

Naturologia

Naturologia é a prática que integra conhecimentos e técnicas naturais, multidimensionais e tradicionais para promover saúde, bem-estar e equilíbrio do ser humano em sua totalidade.

Naturopatia

Naturopatia é frequentemente confundida com naturologia. Entretanto, enquanto o naturólogo possui formação em naturologia, o naturopata pode ter uma formação mais variada. Os conhecimentos e habilidades de um naturopata variam em diferentes regiões do mundo. 

Óleos Essenciais

São utilizados na naturologia por suas propriedades terapêuticas e sutis, desde a promoção do relaxamento até o tratamento de condições de saúde específicas. Quando utilizado por naturólogos respeita-se o teste olfativo, sendo essa uma ferramenta de seleção dos óleos essenciais aliado às propriedades e sutilezas de cada aroma.

PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde)

PICS engloba uma série de práticas, como acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, massoterapia, que, na naturologia, são utilizadas para complementar tratamentos convencionais e promover a saúde integral.

Pranayama

Pranayamas são as práticas de respiração do yoga, adotadas na naturologia para melhorar a vitalidade, o equilíbrio emocional e a clareza mental, dentro da racionalidade do ayúrveda.

Recursos expressivos

Referem-se a técnicas utilizadas para transmitir emoção, enfatizar ideias ou criar impacto na comunicação. Utiliza-se de materiais artísticos como giz de cera, tintas, lápis de cor e/ou quaisquer elementos gráficos. Eles acrescentam dimensões sensoriais, emocionais e estéticas à comunicação, tornando-a mais rica e memorável, dando ênfase ao que não é dito.

Reflexoterapia

É uma prática integrativa e complementar que visa promover a cura através da aplicação de pressão em pontos específicos na região dos pés. Entende-se após essa aplicação que o próprio organismo estabelecerá o equilíbrio. 

Reiki

Reiki é uma técnica japonesa de cura energética. Na naturologia, é empregado para equilibrar a energia do corpo e promover a cura física e emocional. Não tem nenhuma relação com religião, e dependendo da localidade onde formou o profissional, pode ou não estar na grade do curso.

Toque de Lótus

A Toque de Lótus é um método de massagem exclusivo do espaço Matheus Coelho Naturologia que atua em dores e tensões localizadas com uso de ventosaterapia, geoterapia e óleos essenciais.

Trofoterapia

Trofoterapia na naturologia envolve o uso da alimentação como ferramenta terapêutica, enfatizando a importância da nutrição adequada para a saúde e o bem-estar. Baseia-se nas orientações gerais de alimentos, e não na prescrição de dietas.

Unguento

Unguento refere-se a preparações tópicas à base de plantas medicinais usadas na naturologia para tratar uma variedade de condições de pele e promover a cicatrização.

Ventosaterapia

Usada para criar sucção na pele, promovendo a circulação sanguínea e alívio muscular. Na naturologia, é uma prática integrativa e complementar, derivada da Medicina Tradicional Visando visando aliviar  tensões e restabelecer o fluxo de energia.

Wellness

Wellness, ou bem-estar, na naturologia, é um estado de saúde que engloba o bem-estar físico, mental e emocional, enfatizando uma abordagem integrada à saúde. Palavra de origem inglesa, não tão utilizada na área.

Xamanismo

Ou Cosmologia Xamânica é um sistema de prática cultural que tem suas raízes em diversas tradições indígenas ao redor do mundo. Embora as práticas específicas possam variar entre diferentes culturas, o xamanismo geralmente envolve a interação entre os praticantes (xamãs) e o mundo espiritual para buscar cura, orientação e o equilíbrio. Também conhecido como medicina da floresta.

A naturologia tem muito mais a oferecer

Neste glossário, navegamos pelo amplo espectro de conceitos que formam a base da naturologia. De técnicas ancestrais a abordagens modernas, cada termo revela uma faceta única dessa área. Compreender esses termos não apenas enriquece o conhecimento, mas também abre portas para um mundo de bem-estar e saúde.

A jornada na naturologia é contínua e repleta de descobertas. Para aprofundar ainda mais seu entendimento e explorar como esses conceitos se aplicam na prática, me siga no Instagram. Lá, você encontrará insights valiosos, dicas práticas e uma comunidade de pessoas que compartilham a paixão por um estilo de vida mais natural e equilibrado.

Gostou do post? Envie para um amigo
Graduado em Naturologia pela Unisul e com cursos de especialização em áreas relacionadas, como massoterapia, aromaterapia, terapia floral, reiki e pré ou pós-operatório de diversos tipos de cirurgias.
Você também pode gostar